algunsfactos2

facto1

O aproveitamento hídrico do Vale do Tua viola a Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural (1972) que Portugal ratificou através do Decreto nº 49/79, de 6 de Junho.

 

facto2

facto3

facto4

As metas do Programa Nacional de Barragens já foram ultrapassadas com os reforços de potência em curso, os consumos de eletricidade estão a baixar e há várias formas menos agressivas e mais baratas de obter essa energia: eficiência energética, reforço de produção das barragens já existentes, energia fotovoltaica.
O Programa custará 10x mais que outras opções de eficiência energética.

facto5

Criará riscos adicionais de erosão no litoral devido à retenção de areias, e provocará, inevitavelmente, a degradação da qualidade da água nesta região do Douro.

facto6

Será pago por todos nós em impostos ou nas faturas de eletricidade.

facto7

Seria o equivalente a termos três pneus sobresselentes e desnecessários no carro.

facto8

Representa um semestre e meio de propinas na Universidade.

facto9

A barragem Foz do Tua acarreta restrições intoleráveis do direito de todos ao ambiente, tão fundamental quanto os direitos, liberdades e garantias individuais.

facto10

A barragem Foz Tua constitui uma flagrante violação dos valores que deram origem à classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da Unesco.

facto11

A albufeira de Foz Tua destruirá a centenária linha ferroviária do Tua, um vale com paisagens naturais e humanas de elevado valor patrimonial e turístico, para além de pôr em perigo a classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade.

ainda-e-possivel



Um comentário a “”

  1. […] para as construtoras. Não vou enunciar exaustivamente os factos sobre esta barragem, a plataforma Salvar o Tua é clara sobre nessa enunciação e há vários documentários sobre o tema; são inúmeras as […]